BFDUL
livro da semana
Sabia que...
Miguel de Cervantes Saavedra (1547 - 1616) foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental. Para os críticos literários, apenas Shakespeare pode ser comparado ao génio de Cervantes. A influência deste foi tanta que, inclusivamente, o castelhano é frequentemente referido como "A Língua de Cervantes" (Revista de Estudios Políticos, nº 31-32, Jan-Abr 1947, disponível online aqui).
Dom Quixote foi publicado em duas partes: a primeira em 1605 e a segunda em 1615. É na segunda parte, no capítulo XXV, que encontramos a frase do livro desta semana. Em conversa com Sancho Panza, Dom Quixote afirma: "el que lee mucho y anda mucho, ve mucho y sabe mucho".
A primeira tradução do D. Quixote para a língua portuguesa foi impressa em Lisboa em 1794. Uma curiosidade: Miguel de Cervantes chegou a viver em Lisboa em 1581, onde escreveu várias peças de teatro.
Em 2002, D.Quixote foi eleito o melhor livro de todos os tempos numa votação organizada em Oslo, em que participaram 54 países, sendo o seu autor considerado o maior expoente da literatura espanhola.
A sua assinatura é grafada Cerbantes com um b, mas passou a ser conhecido com a ortografia Cervantes, usada pelos editores das suas obras.
Para mais sobre Miguel de Cervantes, leia a sua biografia, Cervantes en su vivir.
Retrato de Cervantes, feito por Juan de Jáuregui, por volta de 1600
Consulte online a primeira edição de D. Quixote clicando na imagem