top of page

Sabia que...

Virginia Woolf (25 de Janeiro de 1882 — 28 de Março de 1941) foi uma escritora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo.

Os seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs Dalloway (1925), Passeio ao Farol (1927) e Orlando (1928), bem como o livro-ensaio Um Quarto Só Para Si (1929). Woolf sofreu, ao longo de toda a sua vida, de estados depressivos, tendo cometido suícidio aos 59 anos. A sua última obra foi, precisamente, Between the Acts, publicada após a sua morte. É nela que encontrámos inspiração para a citação do Livro da semana. Consulte aqui na integra o último trabalho de Virginia Woolf.

 

Woolf começou a escrever em 1900, inicialmente para o Times Literary Supplement. O seu primeiro romance, The Voyage Out, foi publicado em 1915. A obra foi escrita durante um período em que Woolf experimentou uma grande vulnerabilidade mental e psicológica. Já quanto ao seu último trabalho, Between the Acts (Entre os Actos), resume e amplia as principais preocupações de Woolf: a transformação da vida através da arte, a ambivalência sexual, e a meditação sobre os temas do fluxo do tempo e da vida, apresentados simultaneamente como corrosão e rejuvenescimento, tudo numa narrativa altamente simbólica e imaginativa. Este é o mais lírico de todos os seus trabalhos, escrito principalmente em verso. Curiosamente, após o ter concluído, voltou a cair numa forte depressão que a levou a pôr fim à sua vida, ao seu sofrimento e ao sofrimento do seu marido, tal como a própria Virginia Woolf afirma na sua carta de despedida.

 

O seu estilo narrativo era conhecido por ser inovador, peculiar e moderno, tendo feito abordagem de várias questões delicadas, como a sexualidade e a morte.

 

Para mais sobre o génio de Virginia Woolf, a sua vida, o seu encontro  em 1939 com Sigmund Freud, os motivos do seu suicídio e a sua última obra, veja o artigo publicado em New York Times em 1941, um outro artigo de Susan Kenney publicado em Journals of Toronto University Press em 1975 (Two Endings: Virginia Woolfs Suicide and Between the Acts), e Virginia Woolf meets Sigmund Freud, de Julia Briggs (2006).

Viriginia Woolf com 20 anos

Capa do seu primeiro trabalho

bottom of page